terça-feira, 27 de março de 2012

Surgem primeiras imagens registradas pelo cineasta James Cameron, no fundo da Fossa das Marianas


Diretor de “Titanic” e “Avatar” viu paisagem ‘lunar’ nas profundezas do oceano, durante expedição que fez sozinho, a mais de 10 kilometros de profundidade.
James Cameron faz sinal de positivo ao retornar de sua viagem ao fundo do mar
O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como “Titanic” e “Avatar”, viu uma paisagem “lunar” no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
“É muito lunar, muito desolado, muito isolado”, afirmou o cineasta canadense nesta segunda-feira, durante entrevista coletiva por telefone, horas depois de retornar da Depressão Challenger, localizada na extremidade sul da Fossa das Marianas, a sudoeste das Ilhas Guam, território americano no Pacífico ocidental.
Cameron alcançou a região mais profunda conhecida da crosta terrestre, situada a 10.898 metros de profundidade, às 07h52 de segunda-feira (hora local, 18h52 de domingo, hora de Brasília), informou a National Geographic, parceira da expedição. ”Senti como se, no espaço de um dia, tivesse ido a outro planeta e voltado”, afirmou Cameron, para quem o fundo do mar é um “mundo estranho, completamente desolado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário