quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 se despede do público na Praça de São Pedro


Bento 16 acena no papamóvel ao chegar na Praça de São Pedro
Bento 16 acena no papamóvel ao chegar na Praça de São Pedro
O papa Bento 16 fez uma despedida emocionada nesta quarta-feira (27) em sua última audiência geral à frente do pontificado. Em seu discurso, na praça São Pedro, no Vaticano, ele relembrou momentos de "alegria e leveza" durante seu papado e também tempos de dificuldade. O pontífice agradeceu seu fiéis por respeitar sua decisão de renunciar ao cargo .
Bento 16 surpreendeu a Igreja Católica e o mundo no dia 11 de fevereiro ao anunciar sua renúncia , a primeira de um papa em cerca de seis séculos . Ele, que se tornou pontífice em 2005, deu como justificativa para sua decisão a idade avançada e a falta de vigor físico.
Milhares de fiéis carregando faixas e cartazes com os dizeres: "Grazie" ("Obrigado") se reuniram na praça em Roma para participar da despedida e acompanhar o discurso que o papa tem feito semanalmente durante oito anos com o objetivo de ensinar ao mundo sobre a fé católica.
O papa claramente apreciou a presença da multidão, fazendo uma longa volta em torno da praça em um carro aberto e parando para beijar e abençoar cerca de cinco crianças crianças.
Em consonância com o momento histórico, Bento 16 mudou o ritual e não pronunciou sua catequese nesta quarta. Em vez disso, aproveitou sua aparição final para explicar mais uma vez por que renunciou ao posto. "Amar a Igreja significa também ter coragem para tomar decisões difíceis e dolorosas, sempre mantendo o bem da Igreja em mente, e não a si mesmo", disse, aplaudido efusivamente.
O papa relembrou que, quando foi eleito, em 19 de abril de 2005, ele questionou se Deus realmente queria isso. "'É um grandioso fardo que o Senhor colocou em meus ombros'", recordou.
Durante oito anos, ele disse "eu tive momentos de alegria e leveza, mas também momentos que não foram fáceis...momentos de mares turbulentos e ventos agitados." Apesar disso, o papa afirmou que nunca se sentiu sozinho e agradeceu aos seus cardeais e colegas por sua orientação e por "entender e respeitar essa decisão importante".
Sob um sol brilhante e céu azul, a praça estava lotada de peregrinos e curiosos. Os que não conseguiram ficar no boulevard que leva a praça para assistir ao evento em telões. Cerca de 50 mil ingressos foram requeridos para a audiência geral final, mas a mídia italiana estimou que o número de pessoas que participou superou o dobro disso. "É difícil - a emoção é muito grande", disse Jan Marie, um romano de 53 anos que está em seus primeiros anos de seminário. "Viemos apoiar a decisão do papa."
Limpando gavetas
O papa deve passar a tarde desta quarta "limpando as gavetas" no Vaticano, como já havia feito nesta terça-feira (26).  Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Bento 16 está analisando documentos para verificar quais são de natureza pessoal, quais farão parte do arquivo de seu período à frente da Igreja e quais ele deixará para o próximo papa.
O cerimonial prevê que nesse horário os membros da Guarda Suíça, que acompanham o papa, deixarão seus postos para marcar oficialmente o fim do papado de Bento 16 e anunciar que seu cargo está vago.
Segundo anunciou o Vaticano na terça-feira, Joseph Ratzinger manterá após a renúncia o nome de Bento 16, adotará o título de 'papa emérito' e continuará a ser chamado de 'Sua Santidade', tratamento reservado apenas aos papas.
Eleição
Apesar da expectativa do público com os eventos dos próximos dois dias, grande parte das atenções já estão voltadas para a escolha do novo pontífice.
"Espero que o próximo papa seja mais carismático que o atual. Acho que a figura de Bento 16 foi meio apagada, principalmente depois de João Paulo 2º, que realmente tinha uma empatia maior com o publico", disse o turista espanhol Antonio Calcinas, 53 anos, enquanto passeava pela praça de São Pedro nesta terça.
Como um de seus últimos atos à frente da Igreja, Bento 16 modificou as regras para a realização do conclave , a reunião de cardeais que elegerá o novo pontífice, para permitir que ele aconteça antes dos 15 dias após a vacância do cargo, como determina o direito canônico.
Segundo a determinação de Bento 16, os cardeais eleitores poderão escolher quando começar o conclave, desde que todos já estejam na cidade. Espera-se que o conclave seja iniciado por volta do dia 10 de março, para permitir que um novo pontífice seja escolhido e instalado a tempo de comandar as celebrações de Páscoa no Vaticano, no fim do mês.
O número exato de cardeais que participarão do conclave ainda parece incerto, após o cardeal escocês Keith O'Brien renunciar na segunda-feira ao cargo de arcebispo de St. Andrews e Edimburgo em resposta a acusações feitas no fim de semana sobre 'atos impróprios' supostamente cometidos por ele contra padres nos anos 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário