terça-feira, 24 de abril de 2012

Premiações e desfile marcaram o encerramento do VII Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro


Os VII Jogos Indígenas Pataxó de Porto Seguro foram encerrados na noite desta última última segunda-feira, 23, num clima de união entre as nações irmãs e também de muita emoção para os atletas e autoridades, que foram premiados com medalhas, troféus, certificados de participação e brindes.
Após apresentação de todas as tribos participantes, entoando cânticos cerimoniais e carregando objetos característicos da sua cultura, como lanças, os índios impressionaram a plateia com a beleza da sua arte e o congraçamento entre grupos distintos do povo pataxó.
Prestigiaram a festa: o prefeito Gilberto Abade, os secretários municipais de Governo e Comunicação, Administração, Cultura, Esportes e Lazer e o ex-titular da pasta de Trabalho e Desenvolvimento Social. Também compareceu a representante da secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sonja Mara Mota.
Premiações
Após a execução das danças e rituais típicos da nação pataxó, foram entregues as premiações. A secretária de Governo e Comunicação entregou o primeiro troféu de participação, sendo seguida pelo secretário de Cultura e pela professora Rônia, premiando competidores das aldeias Juerana, Guaxuma, Reserva da Jaqueira e Imbiriba.
O tricampeão da modalidade arremesso de tacape, Raoni, entregou medalhas aos atletas da Aldeia Imbiriba e Zeca Pataxó, membro do subcomitê da FUNAI, premiou os guerreiros da Aldeia Velha.
Em seguida, os secretários do município foram premiados com medalhas, por terem prestado apoio ao evento.
O prefeito Abade recebeu a medalha das mãos de Luzia Pataxó, uma das coordenadoras dos Jogos Indígenas.
A secretária de Governo e Comunicação entregou certificado de participação ao cacique Sinvaldo, da Aldeia Guaxuma, e o secretário de Cultura entregou o certificado a cacica Das Dores.
Desfile Cultura Viva Pataxó
Já na entrega das premiações do Desfile Cultura Viva Pataxó, o prefeito colocou a faixa na jovem Ariema, da Reserva da Jaqueira, que ficou em primeiro lugar, ganhando ainda uma bicicleta. A secretária de Governo e Comunicação vestiu a faixa em Tanara, da Boca da Mata, terceiro lugar, e a representante da secretaria estadual de Justiça de Cidadania vestiu a faixa em Micom, da Aldeia Imbiriba, segundo lugar.
Na categoria masculino, o resultado foi na seguinte ordem: Itaguari, da Aldeia Barra Velha, primeiro lugar; Macaiaba, da Reserva da Jaqueira, segundo lugar, e Maiurá, da Aldeia Imbiriba, terceiro lugar.
Finalizadas as premiações, foi realizada a dança Awê, que na tradição pataxó representa boa sorte, e encerrado o evento.
A secretária de Governo e Comunicação enfatizou a importância da Superintendência Indígena, órgão ligado a sua pasta, por prestar auxílio imediato a quaisquer demandas das aldeias existentes no município. “Essa equipe pode ser definida pela palavra superação, pois o amor que tem para com os indígenas é algo que merece profunda admiração e respeito. Coordenada por Soraia Perello, uma pessoa amada não apenas pelos índios, mas por todo Porto Seguro, assim como Juari e Luzia Pataxó”, salientando que tem muito orgulho de fazer parte dessa família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário