domingo, 29 de abril de 2012

Mais de 200 mil baianos ainda precisam acertar contas com o IR


Os 210 mil contribuintes baianos que decidiram aproveitar o fim de semana para entregar a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) precisam redobrar os cuidados na hora de enviar as informações à Receita. Com o prazo final para a entrega na segunda-feira, 30, resta pouco tempo para corrigir eventuais erros. Até as 17h da última sexta, a Receita Federal recebeu as declarações de 790 mil baianos, volume que representa 79% do total esperado para este ano.
Para não engordar os números da malha fina, que ano passado atingiu mais de 31 mil contribuintes, é preciso apresentar as informações com o máximo de cuidado. De acordo com a Receita, os principais motivos para a retenção de contribuintes na malha foram a omissão de rendimentos (39% dos casos), a declaração de rendimentos não confirmados pelo responsável pelos pagamentos (11%) e a declaração de despesas médicas (9,8%).
Por conta do fim de semana prolongado, na próxima terça, quem optou por fazer a declaração no prazo final vai contar com menores possibilidades de esclarecer eventuais dúvidas. Até sexta era possível contar com postos avançados da Receita em diversas faculdades e universidades baianas, além do plantão telefônico. Na segunda, o atendimento presencial estará disponível só na delegacia da Receita, no Comércio.
Este ano, a técnica de enfermagem Tatiene Santos, 29 anos, acabou deixando para apresentar a declaração de última hora. Mesmo com todos os documentos em mãos para prestar contas com o Leão, preferiu revisar a declaração para se certificar de que estaria enviando as informações fidedignas. “Tenho uma pessoa que faz a minha declaração todos os anos, mas achei o valor este ano absurdo”, diz. Preferiu checar tudo, refazer e enviar com segurança. “Faço faculdade, minha mãe é minha dependente e eu declaro tudo com muito cuidado”, explica.
O técnico judiciário Augusto César da Silva, 39 anos, também deixou para declarar de última hora, mas, no caso dele, a entrega “com emoção”, como define, é uma prática constante. “Já disse a mim mesmo que não pretendo mais deixar para a última hora, mas o corre-corre da vida acaba levando a gente a deixar para depois”, diz. Até hoje não houve problemas, mas ele diz já ter passado alguns sustos. “Algumas vezes a internet ficava caindo na hora de enviar os arquivos, ou o site da Receita não abria, era aquela tensão, mas no final deu tudo certo”, lembra.
Não é bom deixar um assunto tão sério por conta da sorte, recomenda o auditor fiscal da Receita Demian Fagundes. “É uma tendência de deixar para a última hora, o sistema está preparado para um grande volume, mas se faltar energia ou o computador não funcionar, o contribuinte estará sujeitando-se a uma multa”, diz Fagundes.
O auditor lembra ainda que o dia 31 de abril é o prazo final para o pagamento da primeira parcela para os contribuintes que tiverem imposto a pagar. “Se deixar para declarar no final do dia 30, como é que vai pagar em tempo hábil”, questiona, lembrando que o atraso neste caso também é penalizado com multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário