segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ITABUNA: SINDICATO REALIZA MANIFESTAÇÃO E PARALISAÇÃO CONTRA DEMISSÕES NO ITAÚ


.
O Sindicato dos Bancários de Itabuna realiza nesta terça-feira, dia 20/12, às 10h30m, manifestação em frente à agência do Itaú para protestar contra as demissões ocorridas neste ano. O Dia Nacional de Luta contra Demissões foi aprovado durante o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais do Itaú Unibanco, que terminou no último dia 15/12, em São Paulo.

Os sindicalistas de todo o país repudiaram o processo de demissões em curso no banco e definiram a pauta de reivindicações específicas para ser negociada com a instituição.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe juntamente com a CTB/Bahia vai tentar retardar por duas horas o atendimento em todas as agências do Itaú nos dois estados.

A instituição, presidida pelo banqueiro Roberto Setúbal, bateu novo recorde de lucro entre os bancos brasileiros até setembro deste ano, atingindo R$ 10,949 bilhões, uma alta de 15,97%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Enquanto isso, o Itaú ganhou o título de campeão de demissões no mesmo período. Milhares de pais e mães perderam seus empregos devido à política de rotatividade. Além disso, o banco cortou 2.496 vagas no mesmo período, sagrando-se como o número 1 do desemprego no sistema financeiro, o que é cruel e injustificável.

O Itaú é o banco que mais lucra no Brasil e em contrapartida está demitindo bancários, o que demonstra que a instituição não tem responsabilidade social e nem se importa em oferecer um atendimento de qualidade para os clientes e usuários dos serviços bancários. “A nossa luta é pela inclusão do emprego bancário como uma alternativa à melhoria no atendimento nas agências”, afirma Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna.

Também consta da pauta a luta por previdência complementar fechada para todos os funcionários, melhorias no Plano de Saúde e medidas para garantir igualdade de oportunidades e o fim das discriminações de gênero, raça, orientação sexual e contra pessoas com deficiência dentro da empresa.

Um comentário:

  1. A muito tempo a empresa "Azaleia", prometia fechar as portas, primeiro começou com a ameaça de fechar a sua central de Itapetinga, mas graças a Deus o Deputado Federal ACM Neto(DEM, consegui minimizar a situação.

    Mas para azar da região sul Baiana, o governador que se diz amigo dos pobres e dos trabalhadores do nosso "sofrido estado", aumentou o saldo de imposto para a impressa acima citada.

    Mas uma vez o governo do PT, se mostra inimigo do povo Baiano, só porque esta impressa foi uma coquista do ex governador Paulo Souto(DEM), o governador da Bahia Jacques Vagner(PT), ironiza este grande marco.

    Ítalo Amaral.
    Presidente do Democratas Jovens de Floresta Azul

    ResponderExcluir