terça-feira, 27 de setembro de 2011

“MINISTRO DA AGRICULTURA VEM AO SUL DA BAHIA EM NOVEMBRO”, ANUNCIA LÚCIO VIEIRA LIMA



.
A discussão da problemática do cacauicultura baiana, a questão ambiental do sul da Bahia e a busca de alternativas para a crise enfrentada pelos produtores de cacau brasileiros serão os principais itens a serem discutidos no próximo mês de novembro, durante a visita à região do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. O anúncio foi feito pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima, do PMDB da Bahia, em entrevista ao BLOG DO BENÉ.

“O ministro vem ao sul da Bahia a convite dos produtores de cacau e das lideranças agrícolas baiana para traçar uma nova política agrícola para a economia cacaueira. Esta será a grande oportunidade para a lavoura cacaueira, unida, apresentar propostas concretas para o seu soerguimento e um projeto de fortalecimento institucional da Ceplac”, destacou Lúcio Vieira Lima.

Engenheiro agrônomo e cacauicultor, Lúcio Vieira Lima já integrou o quadro de servidores da Ceplac e tem ligações com o sul da Bahia. “A minha sugestão é que as entidades representativas dos produtores de cacau se unam e elaborem um documento único a ser apresentado ao ministro da Agricultura, mostrando o sul da Bahia como uma das mais promissoras regiões brasileiras, em termos agrícolas”, disse.

“Hoje, nós temos uma infinidade de questões a serem discutidas, desde a Nota Técnica da Ceplac, o processo de endividamento dos cacauicultores, a diversificação de cultivos e a preservação da Mata Atlântica. A presença do ministro Mendes Ribeiro Filho será fundamental para discutirmos o mercado de carbono e o sul da Bahia apresentar um novo modelo institucional para a Ceplac, o principal organismo federal na região”, garantiu Lúcio Vieira Lima.

Lúcio Vieira disse ainda que a presidente Dilma Rousseff incumbiu ao PMDB elaboração de uma nova política agrícola para o país que deve entrar em vigor ainda este ano. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, ex-líder do Governo no Congresso que estava cumpria o seu quinto mandado de deputado pelo PMDB do Rio Grande do Sul. Ele assumiu a pasta no último mês de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário