terça-feira, 27 de março de 2012

Chip em uniforme controla frequência de alunos em Vitória da Conquista


Reforço tecnológico registra chegada e saída de alunos e manda mensagem de texto para o celular dos pais.
O esforço de pais e de escolas para evitar que os alunos faltem às aulas ganhou um reforço tecnológico, no interior da Bahia. Era uma das preocupações da dona de casa Sidilane Lopes: ter certeza de que David estava mesmo frequentando as aulas. “Muitas vezes fiquei sabendo que ele fugiu da escola, foi para casa de amigos, brincar na rua”, conta.
Agora David não tem como escapar. Quando ele e os colegas entram na escola, um sensor eletrônico registra a chegada. Imediatamente uma mensagem de texto vai para o celular dos pais. A novidade está no uniforme fornecido pela prefeitura. Ele tem um chip que manda para o computador da escola o nome e o número do cadastro do aluno.
“Ele pode ser torcido, lavado. Pode passar ferro que ele não se deteriora”, explica o analista de sistemas Ronaldo Costa. Não dá para perceber, o chip fica embutido no tecido da camisa. ”Eu gostei, porque minha mãe vai saber que eu estou na escola, que eu não estou aprontando”, opina Janaína, de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário