domingo, 3 de abril de 2016

Lula afirma em Fortaleza que quinta-feira assume comando da Casa civil


Em ato contra o impeachment realizado em Fortaleza (CE), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirma que assumirá o comando da Casa Civil  na quinta-feira (Foto: Ricardo Stuker/Instituto Lula)
   Em ato contra o impeachment realizado em Fortaleza (CE), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (2) que assumirá o comando da Casa Civil na próxima quinta-feira (7), se o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reverter decisão que o impediu de ir para o ministério. Indicado para comandar um dos ministérios mais importantes do governo, Lula chegou a tomar posse, mas não pode assumir o cargo por causa de uma liminar (decisão provisória) do ministro Gilmar Mendes, do STF.
O ministro entendeu que houve “desvio de finalidade” na indicação feita por Dilma. Na visão de Gilmar Mendes, a presidente nomeou Lula para que ele deixasse de ser investigado e julgado na primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ministros de Estado têm foro privilegiado no STF. A decisão de Gilmar Mendes será submetida ao plenário do Supremo, que poderá mantê-la ou derrubá-la.
No discurso, diante dos participantes da manifestação pró-Dilma, Lula disse ainda esperar que o vice-presidente da República, Michel Temer, “aprenda sobre eleições”.
“Eu perdi muitas eleições. E eu quero que ele [Temer] aprenda sobre as eleições. O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar é dos filhos dele, é do neto dele, amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal”, declarou o ex-presidente. (André Teixeira e Roberto Leite/G1-Ceará)

AGÊNCIA BRASIL

Depressivo, ex-repórter da Rede Globo e Record comete suicídio


uyuyyu
Repórter da Rede Record no estado de Minas Gerais, Renato Soares faleceu na tarde desta segunda-feira (28) na cidade de Curvelo, a 170 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas. O fato ocorreu por volta das 13h, e surpreendeu a todos os colegas do jornalista, que lamentam profundamente o fato nas redes sociais. A Polícia Cívil de Minas já investiga o caso, mas segundo apurações do NaTelinha, Renato cometeu suicídio, pulando de um prédio no centro da cidade interiorana. O motivo do suicídio ainda é desconhecido, segundo a Associação dos moradores de Curvelo. Renato estava de licença do trabalho na Record, ainda decorrente do desaparecimento por 52 horas em setembro do ano passado. Ele estava se tratando de uma depressão que o afetava já de algum tempo. Mas a doença acabou lhe vencendo. Ainda não se tem informações de velório ou enterro. Presidente da Record Minas, Gustavo Paulus, através de sua conta no Twitter, lamentou o falecimento de Renato Soares, ressaltando que ele era bastante querido: “Acabo de receber a notícia que o reporter Renato Soares faleceu há pouco. Nossos sentimentos a família… Forças neste momento de dor”. Antes de trabalhar na Record Minas, Renato Soares atuou na Globo de Minas Gerais, e sempre foi visto como um jornalista exemplar pelos colegas e amigos.