Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar as condições da unidade
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
As regalias que alguns presos possuem dentro da Penitenciária Lemos Britto, em Salvador, virou destaque nacional em matéria desta segunda (02) no jornal “Folha de São Paulo”.
Apontada como uma das cinco piores de todo o Brasil, é possível ver um preso dentro da penitenciária com uma esteira e uma bicicleta, enquanto outros possuem ventiladores e até liquidificadores. Além disso, uma outra imagem exibe churrasco feito no presídio.
As fotos foram encontradas por agentes penitenciários em celulares apreendidos dos presos e revelam como chefes de facções criminosas gozam de regalias.
O presidente do Sinspeb (Sindicato dos agentes penitenciários da Bahia), Reivon Souza Pimentel, diz à publicação que prostituição dentro da prisão ocorre depois da negociação dos próprios detentos. As prostitutas tem passagem livre pela portaria.
“Até caminhão-baú entra fechado dentro do complexo e ninguém revista”, diz Pimentel ao jornal. A publicação também aponta que parentes de presos jogam celulares para dentro da cadeia.
O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar as condições gerais da unidade e o procedimento deve resultar em uma ação civil pública que poderá pedir até interdição da cadeia.
Outro lado:
Em nota, o Governo da Bahia informou que “a Bahia encontra-se em situação bem melhor do que os demais Estados e há “um pouco de exagero nas denúncias (do sindicato)”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário