quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Homem com infecção devastadora leva a vida com positividade e diz estar mais feliz

Homem-com-infeco-devastadora-leva-a-vida-com-positividade-e-diz-estar-mais-feliz

(Fotos: Reprodução/Youtube e iTV)











Um exemplo de superação. É isso que Alex Lewis, um britânico de 34 anos, almeja ser. Ele perdeu os braços, as pernas, os lábios e o nariz depois de ser diagnosticado com uma infecção devastadora, mas sobreviveu e faz um saldo positivo da experiência.

"Foi, de longe, o ano mais incrível da minha vida. É difícil explicar, mas me sinto forte, bem, saudável e feliz em casa, talvez mais do que antes", disse o ex-dono de um pub na Inglaterra, em entrevista ao programa Ouch, da BBC. "Coisas ótimas saíram dessa experiência, que me fez perceber o quão preciosa é a vida."

Tudo começou em novembro de 2013, quando Alex, aos 33 anos, percebeu a presença de sangue em sua urina e manchas e machucados estranhos pelo seu corpo. Ele foi levado às presas ao hospital, e foi diagnosticado com uma infecção estreptocócica tipo A.

Perigosa, a doença afetou rapidamente os seus tecidos e órgãos vitais, chegando a envenenar o sangue do britânico - a famosa sepsia, que pode causar falência múltipla de órgãos. De um homem saudável, Alex passou a respirar com a ajuda de aparelhos em questão de dias.

A pele dos braços, pernas e parte do seu rosto escureceram e gangrenaram de uma forma assustadoramente veloz, até que os membros dele precisaram ser amputados. A gravidade da doença foi chocante e inesperada. "Tive sorte por ter minha família ao meu lado", garantiu Alex. "Eu sabia que tinha um futuro adiante, porém sofria pelo fato de meus entes queridos estarem passando por isso, sofrendo ao me ver."

Além de perder as pernas e os braços, Lewis também perdeu os lábios e nariz. Foi necessário que os cirurgiões retirassem a pele dos ombros e colocassem na boca do britânico, o que o deixou, segundo o próprio Alex, com a aparência de um personagem da série de TV 'Os Simpsons'.

Foto: Arquivo Pessoal


Nova rotina e adaptação

As dificuldades enfrentadas desde o seu diagnóstico não prejudicaram o espírito positivo dele. "Há dias em que eu acordo e penso, nossa, meus ombros doem, minhas extremidades estão doloridas, mas sigo em frente", comentou Alex.

Ele não consegue mais fazer as coisas que gostava, como jogar golfe e cozinhar. Também não consegue mais se levantar sozinho, tomar banho ou se vestir. Ele ainda perdeu o bar do qual era dono, mas não se lamenta.

Entre as suas prioridades está a de reaprender a andar com facilidade, além de fazer planos de se casar com a namorada, Lucy, com quem tem um filho de quatro anos chamado Sam. 

Alex usa próteses especiais, e faz uma fisioterapia para se adaptar ao uso delas. Ele também usa próteses de braços, na forma de ganchos, que o ajudam a realizar algumas tarefas rotineiras. Mesmo com tudo isso, o britânico se diz mais feliz agora do que ele era antes de ficar doente. "(A doença) me fez pensar de forma diferente quanto a ser pai, parceiro, ser humano", contou Alex durante a entrevista com o programa Ouch.   
Britânico de 34 anos foi diagnostico com uma infecção devastadora. No entanto, ele avaliou a experiência como positiva (Foto: Reprodução/Youtube)

Mudanças radicais

A atitude positiva, no entanto, não o impede de admitir que sofreu perdas terríveis. "É algo inquietante, mas acho incrível o que o corpo humano é capaz de superar", garantiu Alex. 

"Sempre fui tranquilo, relaxado. Essa atitude mudou, hoje tenho pressa para conquistar coisas - o que no meu caso é conseguir pegar uma xícara de café. (Mas) tenho sorte de estar vivo", comemora.

Em menos de um ano o corpo que ele conheceu por 33 anos mudou radicalmente, e a experiência foi classificada pelo britânico de 'surreal'.

"Foi, de longe, o ano mais incrível da minha vida. É difícil explicar, mas me sinto forte, bem, saudável e feliz em casa, talvez mais do que antes. Coisas ótimas saíram dessa experiência, que me fez perceber o quão preciosa é a vida", assegurou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário