terça-feira, 19 de março de 2013

“Salve Jorge” faz mal à saúde mental


Claudia Raia, a vilã, como sempre ruim no papel de Claudia Raia


As novelas pagam o preço de fazer entretenimento de baixa qualidade — e que cada vez menos gente quer ver.

Kiko Nogueira, Diário do Centro do Mundo

Você assiste à novela das 9, Salve Jorge?

Eu também não. Mas eu tentei. Duas vezes. Na primeira, numa zapeada, fiquei 30 segundos. Parei num esgar de Claudia Raia. Na segunda, uma frase idiota de Giovanna Antonelli, que faz uma delegada, bastou.

Qual o sentido de seguir uma telenovela? Não são assunto de boas conversas, não interessam, ninguém se importa. Veja os números. Segundo o Ibope, Salve Jorge é a novela das 9 com pior índice de audiência em todos os tempos, com 31,9 pontos de média. A atração anterior, Avenida Brasil, cravou 39, o que já não era um estouro.
Essas atrações não têm mais o público que tinham. Há algumas razões para isso. As TVs por assinatura e a internet, por exemplo. Se você pode ver um bom seriado, e o que não falta são bons seriados, por que ficaria grudado na tela da Globo? Marta Kauffman, coautora de Friends, está participando de um workshop da Globosat para roteiristas. Resumidamente, Marta disse que: “a telenovela não vai ser o primeiro gênero de entretenimento, não vai funcionar mais”; “as ideias são limitadas”; “as pessoas não veem mais TV como antes”; “tudo está acontecendo nas séries e na internet”; “há outras maneiras de contar histórias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário