sexta-feira, 22 de março de 2013

RG COM CHIP SERÁ EMITIDO DE FORMA GRATUITA


Nos próximos dez anos o documento de identificação do cidadão brasileiro irá mudar. Entretanto o alto custo do novo documento, o cartão Registro de Identidade Civil (RIC), que gira em torno de R$ 40, ainda gera um impasse, por conta do alto valor. O cartão irá substituir a cédula de papel do Registro Geral (RG).

Criado pelo governo federal, o novo documento está em discussão desde abril de 2010, e voltou a ser debatido nesta quarta-feira (20). O projeto criado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi aprovado e obriga a primeira emissão do cartão com chip, de forma gratuita.

O senador Benedito de Lira (PP-AL), relator do projeto, declarou que a troca do documento tradicional pelo eletrônico trará mais segurança e eficiência na identificação. Lira disse também que não se deve cobrar ao cidadão pela emissão de um documento, inclusive pelo fato de ser uma substituição.

A nova carteira de identificação será semelhante a um cartão bancário com chip, e reunirá dados pessoais como CPF e título de eleitor, além da impressão digital adaptada ao Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (AFIS).

A substituição será de forma gradativa e estabelecerá um padrão de dez dígitos no número de identificação. Atualmente, a quantidade de dígitos varia de acordo com cada estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário