quarta-feira, 6 de março de 2013

“Pit stop da dengue” alerta a população de Itabuna


Os agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabuna e estudantes do 5º e 8º semestres do curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) promoveram nesta terça-feira, 5, no centro da cidade, o Dia “D” de Controle da Dengue. Eles recorreram ao teatro e a distribuição de material informativo para alertar a população sobre os riscos de uma epidemia da doença no município.
Com o apoio dos agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito, os estudantes universitários promoveram pits stop da dengue em três pontos diferentes no centro da cidade. A cada parada no tráfego de veículos, eles exibiam faixas e distribuíam panfletos orientando como os moradores podem contribuir para a redução no índice de infestação do mosquito transmissor da doença.
Já os Agentes de Controle de Endemias (ACE) realizaram, na Praça Olintho Leone, uma exposição com microscópico para mostrar como o mosquito se desenvolve. Além disso, foi feita a distribuição de panfletos e encenada uma peça teatral alertando os moradores como devem fazer para eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Quem aprendeu a lição foi a estudante Rainara de Freitas Oliveiras. “Já sei como vou ensinar a minha mãe a eliminar todos os focos da doença”, prometeu.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Itana Miranda, a ação é mais uma das estratégicas para envolver a comunidade na luta contra a dengue.  As estudantes Tracy Cristina e Yarella Ribeiro destacaram que a redução no índice de infestação de larvas e diminuição de número casos só vai acontecer quando toda a sociedade perceber que a situação é crítica. “E que podemos enfrentar uma epidemia da doença e até mortes porque nós mesmos não estamos fazendo a nossa parte”, observou Yarella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário