quinta-feira, 7 de março de 2013

Jabes pede que a Amurc defenda novo pacto federativo

CAPA-R2CPRESS41O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 5, o presidente da Associação dos Municípios do Sul Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc – e prefeito de Ibicarai, Lenildo Santana, sugerindo que a entidade lidere na região a proposta da construção de um novo pacto federativo, que dê maior autonomia aos municípios. O prefeito agradeceu pela visita e disse esperar que Lenildo fortaleça a Amurc com uma agenda de temas fundamentais para os municípios. 
Lenildo Santana destacou Ilhéus como uma cidade que tem importância fundamental na questão do associativismo. Além disso, qualifica Jabes Ribeiro como líder político capaz de agregar junto à Amurc o compromisso com o desenvolvimento da região. “A discussão da universidade federal, do porto e de toda estrutura regional está agregada a Itabuna e Ilhéus. Jabes tem prestígio para dizer aos outros prefeitos a importância deles no movimento em defesa do municipalismo”, enfatiza. 
Jabes ressaltou que a discussão sobre o fortalecimento dos municípios passa por uma responsabilidade muito grande do congresso nacional. “Está na hora de propormos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao congresso nacional, estabelecendo que tenha voto quem efetivamente defender o municipalismo forte, pois do jeito que está é impossível continuar”, sugere o prefeito. 
Com a experiência de quem já presidiu a Amurc em duas gestões e está governando Ilhéus pela quarta vez, Jabes ressalva que na federação brasileira os municípios são o elo frágil. “A dependência dos municípios prejudica profundamente o processo democrático, e a democracia só funciona quando cada ente da federação tem condições e autonomia financeira, autonomia política para fazer a gestão pública”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário