quinta-feira, 7 de março de 2013

Fabíola propõe campanha para mulher

Para marcar as comemorações do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a vereadora Fabíola Mansur (PSB) propôs a campanha “Quem Ama Abraça”, pelo fim da violência contra mulher em Salvador. A proposição será lançada em Sessão Especial comemorativa a data, na Câmara Municipal, às 19h da próxima segunda (11).

A iniciativa tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, prevê a assinatura do termo de compromisso de Salvador com a campanha e contará com a presença da coordenadora executiva da campanha e da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher, além de outras autoridades.

Segundo a parlamentar, ”Quem Ama Abraça” tem o objetivo de disseminar a mensagem de que as mulheres têm o direito de viver sem violência e com paz e busca fortalecer a luta pelo fim da violência contra a mulher.

Fabíola informou que, em Salvador, nos primeiros 50 dias do ano, foram registradas 1.702 ocorrências de violência contra a mulher, sendo 696 apenas no carnaval. Os dados computados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, situadas em Brotas e em Periperi, revelam que no período foram registrados, em média, 34 casos de violência de gênero na cidade. Em 2012, foram registradas nessas delegacias 10.352 queixas.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a Bahia aparece em quinto lugar no ranking nacional de denúncias de violência contra mulher de janeiro a março deste ano. São 264,03 casos por 100 mil mulheres.

Para a socialista, mudar esta realidade depende do fortalecimento de políticas públicas e educativas, além da participação da sociedade e dos veículos de comunicação na divulgação da campanha para ajudar a fortalecer a rede de conscientização e o enfrentamento à violência sexista.

História

A campanha Quem Ama Abraça foi lançada no Rio de Janeiro em 2011 para marcar os 30 anos do Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres. Ela é uma ação idealizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e pelo Instituto Magna Mater e tem vários artistas engajados, como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Daniel Boaventura, que participam do clipe da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário