terça-feira, 12 de março de 2013

Cardeal decano pede "unidade" da Igreja em missa que abre conclave


Cardeais acompanham a missa que abre o conclave para a escolha do próximo papa. (Foto: Andrew Medichini/AP)
O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, realizou nesta terça-feira (12) a missa Pro eligendo Pontifice, prévia ao conclave que irá escolher o novo papa, na qual fez um apelo à unidade na Igreja e pediu a Deus "outro bom pastor", de "coração generoso", que promova sem cessar a justiça e a paz no mundo.

Sodano, que não participará do conclave por ter 85 anos, expressou além disso a gratidão dos cardeais a Bento XVI e pediu a Deus que dê "outro bom pastor para sua santa Igreja". "Queremos agradecer ao Pai que está nos céus a amorosa assistência que sempre reserva a sua santa Igreja e em particular pelo luminoso pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado pontífice Bento XVI, a quem neste momento renovamos toda nossa gratidão", afirmou o cardeal em meio a um longo aplauso dos presentes. "Ao mesmo tempo queremos implorar ao Senhor que através da solicitação pastoral dos cardeais queira em breve conceder outro bom pastor a sua Santa Igreja".

A missa foi acompanhada por centenas de bispos e arcebispos, entre eles o prefeito regional da Casa Pontifícia, Georg Ganswein, que também é o secretário particular de Bento XVI. Durante a cerimônia os fiéis pediram pelos cardeais eleitores, por todos os povos da terra, pelas necessidades da vida e pela família.

Após a missa, os cardeais se retiraram para a residência de Santa Marta, onde se alojarão durante os dias de conclave e em cujos quartos entraram nas primeiras horas desta terça-feira. Às 16h15 local (12h15 de Brasília), os 115 cardeais se reunirão na capela Paulina e de lá, em procissão, irão para a capela Sistina, onde entrarão às 16h30 local (12h30 de Brasília) e se fecharão em conclave ("sob chave") para escolher o sucessor de Bento XVI. Hoje mesmo já haverá votação.

Os cardeais, que desde o último dia 4 de março se reuniram diariamente para preparar a assembleia, ocuparam nesta terça-feira os quartos distribuídos por sorteio na residência Santa Marta, onde se alojarão durante o tempo que durar o conclave. Não há um grande favorito para se tornar o sucessor de Bento XVI, embora todos os olhares estão postos em cardeais de igrejas dinâmicas e jovens, como a africana e a latino-americana.
Os nomes mais citados até o momento são do italiano Angelo Scola, de 71 anos, arcebispo de Milão; do brasileiro Pedro Odilo Scherer, de 63 anos, arcebispo de São Paulo; do canadense Marc Ouellet, de 69 anos, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, e do arcebispo de Boston, o capuchino Sean O'Malley. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário