terça-feira, 5 de março de 2013

Café produzido na Chapada Diamantina é um dos mais premiados da Bahia


Café produzido na Chapada Diamantina é um dos mais premiados da Bahia
A região da Chapada Diamantina é uma das assistidas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), ao lado de Vitória da Conquista. Os produtores vêm conquistando os primeiros lugares nos concursos de qualidade de café produzido nos últimos meses, como por exemplo, o Concurso Nacional de Qualidade dos Café, realizado no final do passado, através de uma promoção da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), em parceria com a Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé).  Os resultados são frutos dos investimentos de órgãos estaduais na produção de café de qualidade pela agricultura familiar do estado.
De acordo com Dalmar Gusmão Fernandes Junior, chefe do Centro de Formação de Agricultores do Sudoeste da Bahia (Centrecorte), em Itambé, nos dois últimos anos o centro proporcionou 10 cursos sobre Qualidade de Café, para agricultores familiares, e dois cursos sobre Manejo do Café. “Foram mais de 400 agricultores beneficiados, só com a capacitação da cultura, com foco na qualidade do produto”, comentou.
Segundo Júnior, após a capacitação, o ganho do agricultor é real, porque o que ele aprende é aplicado imediatamente no campo. “As tecnologias alternativas ensinadas pela EBDA são de baixo custo, o que permite ao cafeicultor familiar aplicá-las e obter resultados positivos de imediato”, explicou Gusmão.
A empresa também atende, de forma efetiva, aos cafeicultores da região que abrange os municípios de Barra da Estiva e Ibicoara. A parceria do Centrecorte com o escritório local da EBDA cadastrou, em Barra da Estiva, cerca de 2.700 agricultores familiares, e em Ibicoara, 1.700, para prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Nenhum comentário:

Postar um comentário