quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Promotor visita zoológico de Itapetinga para investigar denúncias


Foto: Itapetingaagora
Foto: Itapetingaagora
Na tarde de terça-feira (15), o Promotor de justiça José Junceira, com o apoio do auxiliar do Ministério Público, Marcel Lima, e da Polícia Militar, estiveram no Parque Zoobotânico da Matinha na cidade de itapetinga, para investigar denúncias de abandono do local e mau trato de animais no local.
O promotor informou que ao chegar no parque, o animal que apresentava uma ferida na pata estava sendo cuidado pelo veterinário responsável pelo espaço, Robert Lemos. Mas que realmente constatou que o casal de antas estavam com feridas provocadas por urubus.
Segundo Junceira, o veterinário apresentou um plano de manejo para os Urubus. Já que ficou constatado que esse é o principal problema do local. O promotor disse ainda que há cerca de 4 meses, representantes do INEMA, Instituto de meio ambiente e recursos hídricos da bahia estiveram no local e observaram o mesmo problema.
Ao site local, Itapetinga Agora, o Secretário do Meio Ambiente e coordenador do Zoológico, Carlo Leôncio, afirmou que no local há uma equipe especializada, composta por tratadores de animais, Biólogo e Médico Veterinário, responsáveis pela manutenção da fauna e flora do zoológico. 
Leôncio justifica ainda: “A anta em nenhum momento foi devorada pelos urubus, as feridas tratam-se realmente de bicadas provocadas por estes animais, o que constata ser um animal de difícil controle, pois o seu abate é proibido por todos os órgãos ambientais, inclusive o IBAMA e o INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos)”.
Ele informou ainda que o zoológico está trabalhando na resolução do problema. Criamos o Plano de Controle de Urubus que já foi encaminhado para o INEMA, aguardamos apenas a liberação para execução. Quanto à Irara, trata-se de um fungo que causou uma irritação conhecida como Dermatite, mas já está controlado devido à medicação criteriosa aplicada pelo Médico Veterinário do Parque. Pelas próprias fotos observa-se que a Irara não está agonizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário