sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Paciente corre risco de morte diante impasse com Unimed


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A enfermeira Diana Matos Viana Soares, 30, é portadora de câncer ósseo e necessita de um cirurgia de urgência. Mas, segundo a paciente, a Unimed unidade de Itabuna, não liberou o procedimento, se recusando a acatar uma decisão judicial, na qual foi determinado que a cirurgia fosse realizada no prazo máximo de 24h.
Após a primeira cirurgia, realizada há quatro anos, Diana voltou a sentir fortes dores no fêmur esquerdo. Após exames, dois novos tumores foram diagnosticados. Por isso, a enfermeira precisa passar pela operação e corre o risco de sofrer uma metástase pulmonar, onde a doença se espalha e chega até o pulmão.  
No dia 21 de novembro de 2012, a enfermeira encaminhou a solcitação de cirurgia ao Hospital Sagrada Família, conveniado com a Unimed, em Salvador. O Hospital entrou em contato com a Unimed de Itabuna para que fosse feita a cotação dos materiais necessários e em seguida fosse dada a liberação.  
Já em Itabuna, Diana entrou em contato com a unidade local, que informou que seria preciso aguradar 21 dias para que o caso fosse analisado. A paciente entrou com um mandado de segurança contra a Unimed de Itabuna.
No dia 19 de dezembro de 2012, o juiz George Alves de Assis expediu uma liminar determinando que o plano de Saúde autorizasse a intervenção cirúrgica em até 24 horas, com o fornecimento de todos os materiais e medicamentos necessários. A cirurgia aconteceria em Salvador com o médico Eduardo Clemente, sob pena de multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 15 mil.
Segundo Diana, a Unimed de Itabuna não cumpriu a determinação da liminar e ela entrou com novo processo no juizado civil pedindo que a empresa acate o pedido judicial. Diana está aguardando a decisão.
O Radar Notícias entrou em contato com um membro do setor jurídico da Unimed que disse não estar autorizado a dar declarações sobre o caso. Texto: Radar Notícias (Informações: Blog do Val Cabral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário