sábado, 19 de janeiro de 2013

'Ninguém sabe o que aconteceu', diz sobrinha de Walmor Chagas


Walmor Chagas em agosto de 2012
Walmor Chagas em agosto de 2012
A morte repentina de Walmor Chagas surpreendeu a família do ator que vive em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ainda sem conhecer as circunstâncias da morte do tio, Adriane Chagas Bianchi disse que sua mãe, Jussara Chagas, viajará para São Paulo neste sábado (19) para acompanhar de perto as investigações sobre a morte do irmão.
“Minha mãe está vindo da praia hoje (sexta) e amanhã vai a São Paulo para acompanhar tudo. É muito recente, ninguém sabe o que aconteceu, na verdade. Estamos um pouco em choque ainda. Ultimamente minha mãe tinha uma relação muito próxima com ele”, disse a sobrinha do ator.
Walmor Chagas foi encontrado morto na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (18). Ele tinha 82 anos. As circunstâncias da morte serão investigadas, mas a polícia suspeita de suicídio. Segundo o relato de um funcionário e do Corpo de Bombeiros, o corpo do artista foi achado com uma marca de tiro na cabeça.
O caseiro José Arteiro de Almeida, que trabalha há 30 anos com o ator, disse ao G1 que Walmor Chagas não demonstrava nenhum indício de que poderia tirar a própria vida. “Ele apenas relatou nos últimos dias que estava preocupado com o diabetes. As pernas também já não estavam tão firmes, mas ele estava bem”, declarou.
Carreira no teatro, cinema e na TV
Com mais de 60 anos de carreira, Walmor Chagas nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930. Ele atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e mais de 30 novelas e era considerado um dos grandes atores do teatro brasileiro.

A iniciação no teatro ocorreu em Porto Alegre, em 1948, quando participou da montagem de "Antígona", de Jean Anouilh. Nos anos seguintes, ele atuou em “Hedda Gabler”, de Henrik Ibsen (peça que também dirigiu), em “Assim É... (Se lhe Parece)”, de Luigi Pirandello, e “O Homem e as Armas", de Bernard Shaw.
No começo dos anos 50, Walmor foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema. Em 1952, ele fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando “Luta Até o Amanhecer”, de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça “Assassinato a Domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.
Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de “Corrida do Ouro”. Em 1992, Chagas chegou a apresentar o programa “Você Decide”. Após oito anos afastado dos palcos, o ator retornou em 1999 na peça “Um Equilíbrio Delicado”.
Seus últimos trabalhos no cinema foram “Cara ou Coroa”, de Ugo Giorgetti, e “A Coleção Invisível”, de Bernard Attal. Na televisão, ele participou das novelas “A Favorita” e “Os Mutantes”. Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas. Ao lado do polonês Ziembinski, o casal fundou Teatro Cacilda Becker (TCB), no Rio de Janeiro, em 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário