sábado, 19 de janeiro de 2013

Nasa indica que 2012 foi o nono ano mais quente desde 1880


Dando continuidade à tendência de alta dos últimos anos, a média da temperatura global em 2012 foi a nona maior desde que esses dados começaram a ser computados, em 1880, informou a Nasanesta terça-feira (15).

A agência espacial americana indicou que, à exceção de 1998, as temperaturas mais altas nesse arquivo histórico ocorreram desde o ano 2000, sendo 2005 e 2010 os mais quentes.

A média da temperatura do ano passado foi de 14,6 graus, 0,8 grau mais que em 1880, segundo a nova análise divulgada pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS, em inglês) da Nasa, que supervisiona as temperaturas da superfície terrestre permanentemente.

Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) também apresentou nesta terça-feira a sua análise, que situa 2012 como o décimo ano mais quente, uma disparidade que se deve à diferente metodologia utilizada por cada organismo.

No entanto, as duas agências concordam que a temperatura no planeta vem aumentando progressivamente e se espera que haja uma elevação no futuro devido ao contínuo aumento dos níveis de gases do efeito estufa na atmosfera da Terra.

"Cada ano sucessivo não será necessariamente mais quente que o ano anterior, mas, com o aumento dos gases do efeito estufa, os cientistas esperam que cada década sucessiva tenda a ser mais quente que a década anterior", apontou a Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário