sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fogo destrói vegetação na Chapada Diamantina


Fogo destrói vegetação na Chapada Diamantina / Foto Fabiana Carvalho Arquivo Pessoal
O incêndio que atinge a Chapada Diamantina, na Bahia, desde a última segunda-feira (7), continuou devastando a vegetação nesta quinta (10), segundo informações do brigadista voluntário Adroaldo Vasconcelos. Ele ressalta que o foco se alastra de forma muito rápida e o combate está se tornando cada vez mais difícil.
“O cheiro dos animais mortos queimados é muito forte. Aqui nós não temos helicóptero, temos apenas a força de vontade dos brigadistas voluntários, além de um pequeno grupo do Corpo de Bombeiros e do Instituto Institucional Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO)”, afirmou.
Ainda de acordo com Vasconcelos, 60 brigadistas voluntários fazem parte do combate. O fogo atinge a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre Sobradinho e a Serra dos Cristais. (Informações G1).
Combate
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), disse que está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), intensificando às atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.
Para acompanhar de perto as ações na região, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, estará na sexta-feira (11), no município de Lençóis, em reunião com Ministério Público Estadual, Grupamento de Bombeiros, Brigadistas, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário