segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Vídeo mostra Polícia Federal atirando em aldeia indígena



Um vídeo amador divulgado na última sexta-feira (9) no YouTube mostra o momento exato em que ocorreu uma operação da Polícia Federal (PF) na aldeia na Terra Indígena Kayabi, na região do rio Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e do Pará. As imagens mostram os agentes chegando de helicóptero e disparando em uma balsa.
O confronto entre policiais e indígenas deixou oito pessoas feridas: dois policiais foram atingidos por flechas, enquanto seis índios sofreram ferimentos à bala. Segundo um laudo da Polícia Civil do Pará, divulgado no sábado pelo jornal Folha de S. Paulo, o índio Adenílson Krixi, 28, foi morto na operação, com três tiros no peito.
Segundo os índios Mundukuru, a polícia invadiu a aldeia e lançou bombas de efeito moral. Os agentes atiraram nas embarcações dos índios, inutilizando os barcos usados para a pesca. Eles apontam um delegado da Polícia Federal como responsável pelos disparos e classificam a ação como um “massacre”. Já a Polícia Federal diz que a ação, chamada de Operação Eldorado, foi autorizada pela Justiça e tinha como objetivo combater o garimpo ilegal na região. Segundo nota da PF, os agentes foram emboscados por 35 índios, que tinham a intenção de impedir a ação policial.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou nota na sexta-feira (9) dizendo que designou dois servidores para acompanhar o caso. A Funai confirma a morte de um indígena, e diz que presta a assistência necessária aos indígenas envolvidos no episódio.
O confronto ocorre em uma região de tensão. No começo do ano, quando a Justiça mandou paralisar as obras da usina hidrelétrica de Teles Pires I, índios das etnias Kayabi, Apiaka e Mundukuru disseram que estavam sendo constantemente ameaçados. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a usina pode destruir uma área considerada sagrada pelos índios, além de inviabilizar a pesca e segurança alimentar da aldeia. Ainda não há informação de que a ação da PF da última semana tenha alguma relação com o conflito envolvendo a hidrelétrica.

Um comentário:

  1. que absurdo gente, policia matando indio inocente.esseb e o governo pt em s. paulo eles nada faz os policias morrendo, federal nem tá ai, viva a justiça brasileira.

    ResponderExcluir