domingo, 4 de novembro de 2012

Saiba mais sobre o Enem


O novo Enem, implantado desde 2009, substitui os vestibulares para alguns cursos oferecidos por instituições de ensino federais. Através do Exame, também é possível conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial em faculdades privadas. Quanto maior a nota, mais chances você tem.Diploma de ensino médioOs inscritos no Enem que têm mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio podem aproveitar o Exame para conseguir sua certificação. Os candidatos devem deixar claro essa opção no ato da inscrição e buscar mais informações junto a uma das instituições certificadoras que aderem ao processo – secretarias estaduais de educação, institutos federais e centros federais.Conhecimentos cobradosA avaliação aborda conteúdos trabalhados durante o ensino médio que abrangem as seguintes disciplinas: Português, Literatura, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Geografia, Biologia, Física, Química e Matemática. Essas disciplinas estão divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Cada área tem 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões e, ainda, a redação.Quem não foi bem em outras edições do Enem terá a chance de fazer outro exame agora?Qualquer pessoa pode fazer o Exame quantas vezes quiser, mesmo que já tenha concluído o ensino médio há muitos anos.O dia da provaA prova acontece em dois dias (3 e 4 de novembro). Nestes dias, o candidato deve chegar cedo ao local de prova levando documento de identificação original; cartão de confirmação; e caneta esferográfica de tinta preta. É permitido entrar com água e lanches. Mas, atenção, não é permitida a entrada com nenhum equipamento eletrônico.
Os documentos de identificação válidos são cédula de identidade (RG); carteira de trabalho; certificado de reservista; passaporte; carteira de habilitação; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que sejam válidas como documentos de identidade. O documento apresentado não pode conter rasuras que não permitam a leitura.
O candidato que não puder apresentar um documento original por causa de extravio, perda, furto ou roubo, deve apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial, emitido há no máximo 90 dias ou se submeter à identificação especial no local da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário