quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Médicos são acionados por improbidade após faltarem ao serviço em Jequié

Na cidade de Jequié, no sudoeste baiano, o Ministério Público estadual da Bahia (MPE-BA) acionou quatro médicos por improbidade administrativa após terem abandonado ou deixado de comparecerem a plantões de emergência no Hospital Geral Prado Valadares.

Segundo o promotor de Justiça Marcos Santos Alves Peixoto, os obstetras Evandro Célio Néri Novaes, Adroaldo Raimundo da Silva Freitas e Bruno Souza de Araújo - filho do prefeito de Ipiau, Deraldino-, 
deixaram de cumprir suas escalas de plantão na unidade de saúde sem apresentar as devidas justificativas, além do clínico geral Joaquim Mendonça de Oliveira. Ainda de acordo com a promotoria, a ausência dos profissionais causou a morte de um bebê e impossibilitou a transferência de pacientes para outro hospital.

Os médicos poderão pagar ainda uma indenização no valor de R$ 500 mil por dano moral coletivo. 

Os servidores públicos contratados pelo hospital pederão a função e podem ter seus direitos políticos suspensos e pagar uma multa civil de até cem vezes a remuneração que recebem. “Além da improbidade, é bom lembrar que a conduta dos médicos foi criminosa, caracterizando o delito de omissão de socorro, que deverá ser apurado na esfera penal”, salientou o promotor Marcos Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário