domingo, 4 de novembro de 2012

MEC elimina estudantes que usaram redes sociais no Enem


O Ministério da Educação encaminhou à Polícia Federal os nomes dos candidatos que publicaram nas redes sociais informação falsa de que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para este sábado (3), teriam sido canceladas.
Outro grave problema foi a publicação de fotos das provas nas redes sociais. Alguns estudantes entraram com celular nos locais do exame e fotografaram cadernos das provas. Em seguida, postaram as imagens em páginas de redes sociais.
A equipe de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou casos de vazamento de imagens em locais de prova em estados como São Paulo, Mato Grosso, o Espírito Santo e o Paraná.
O grupo de trabaho do Inep localizou 37 candidatos que publicaram fotos. Todos foram retirados das salas de prova e eliminados do exame. Os nomes já foram encaminhados para a Polícia Federal que vai apurar o assunto.
O uso de celular é proibido nos locais de prova, informação transmitida aos participantes do exame antes do início da prova. Quem estiver com o aparelho, deve colocá-lo em um envelope lacrado, embaixo da carteira.
Apesar dos registros, o Inep avalia que a primeira prova do Enem 2012 transcorreu dentro da normalidade. “Toda a operação de logística ocorreu conforme o planejamento”, diz comunicado divulgado no final da tarde de hoje (3).
Uma equipe de 15 funcionários, cada um com seu monitor, acompanhou as postagens nas redes sociais durante a aplicação do Enem hoje e dará continuidade ao trabalho amanhã (4). Segundo a assessoria do Inep, a Polícia Federal mantém uma equipe de plantão que trabalha junto com o instituto.
O foco são as mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, que possam comprometer o exame. Pela manhã, uma postagem com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser publicada.
A logística do exame também é monitorada. Por meio de videoconferência, o Inep mantém contato com os Correios, responsável pela distribuição das provas, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e a Cesgranrio – entidades que fazem parte do consórcio aplicador da avaliação.
Em todo o país, mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem. O exame é aplicado em 15.076 locais de prova distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões do país.
Reprodução de imagens publicadas por estudantes
Com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário