domingo, 4 de novembro de 2012

Focos de incêndio atingem mais de 60 municípios na Chapada Diamantina e no sudoeste baiano


Brigadistas tentam acabar com focos de incêndio
Já passa de 60 o número de municípios atingidos por focos de incêndio na Bahia, segundo estimativa do Governo do Estado. Uma das áreas mais afetadas pelo fogo é a Chapada Diamantina. Municípios do oeste do estado, como Barreiras, também estão prejudicados.
Os focos são mais intensos nos municípios de Andarái, Mucugê, Ibicoara e Itaetê, todos do Parque Nacional da Chapada. Na região de Piatã, em Serra de Santana, o fogo se aproxima das casas. A baixa umidade do ar, clima seco e queimadas ilegais aumentam os focos, principalmente, entre os meses de agosto a dezembro, avalia o governo estadual. A falta de chuva tem provocado os focos inclusive no Parque Nacional da Chapada, e em Unidades de Conservação do Estado.
Sobrevoo
O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Splenger, esteve nesta sexta-feira (2), em Lençóis, na Chapada Diamantina, para fazer uma avaliação dos estragos. Segundo o secretário, a chuva que começou a cair na Chapada na quinta-feira (1º) ajudou a diminuir o fogo. Mas a situação ainda é considerada crítica porque os focos surgiram há mais de dois meses e a situação se intensificou há cerca de 10 dias.
O trabalho de combate ao fogo em toda a Bahia, segundo o Governo do Estado, envolve 550 brigadistas voluntários, 58 homens do Corpo de Bombeiros, dez técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e seis policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), além do apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Focos de incêndio atingem vegetação na Chapada Diamantina, na Bahia
Na visita feita a Lençóis nesta sexta-feira, o secretário esteve acompanhado de representantes do Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Coordenação de Defesa Civil do Estado. Spengler se reuniu durante a manhã com representantes de entidades e brigadas de incêndio locais. À tarde, a comitiva sobrevoou áreas da região para avaliar a situação e detectar os focos de incêndio. Ainda não há informações oficiais sobre o impacto dos incêndios na natureza.
Serra Geral
Um incêndio atinge uma parte da Serra Geral, na região do município baiano de Cordeiros, distante a 662 km da capital já na divisa com Minas Gerais. Segundo as informações da prefeitura do município, as chamas, que atingem uma área com cerca de 15 quilômetros, começaram na sexta-feira (26) e, segundo o prefeito, há suspeitas de vandalismo.
Incêndio dizimou plantações de eucaliptos em Cordeiros, no sudoeste baiano
“As investigações suspeitam de que alguém tenha passado na rodovia e começado o problema”, diz Edvar Ribeiro, prefeito de Cordeiros. De acordo com o Coronel Marocci, do 7º Grupamento de Bombeiros, de Vitória da Conquista, que atende a região, duas equipes do órgão, com 15 homens no total, trabalham na operação de contenção das chamas. “A atenção é para evitarmos que isso se alastre. Por enquanto está em uma área que não representa risco às pessoas”, pontua.
Segundo o prefeito Edvar, a ajuda de outros órgãos também foi solicitada.  “Nos reunimos com a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) e com o Ministério de Integração Nacional para providenciarmos o auxílio de novos homens e de uma aeronave de combate a incêndio”, diz. De acordo com a prefeitura, o município de Cordeiros enfrenta uma seca que já dura oito meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário