segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Chapada Diamantina: chuva chega e ajuda a atenuar focos de incêndio


imageSete aeronaves estão sendo usadas no combate aos incêndios
O que mais se esperava na Chapada Dimantina ocorreu ontem: choveu. A região vem sendo devastada há mais de 15 dias por focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e áreas de cidades como Andaraí, Mucugê, Piatã, Macaúbas, Ibicoara e Itaetê.
“A chuva chegou a quase todos os municípios da região, foram 35, 40 milímetros em algumas cidades. Em outras choveu menos, em torno de 20 milímetros. Isso contribuiu para uma situação considerada estabilizada em relação ao que verificávamos nos últimos dias”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Ontem, ele sobrevoou a região, acompanhado de uma comitiva com representantes do comando da PM, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual. A previsão, segundo o Instituto Climatempo, é que chova na região pelo menos até quarta-feira, o que deve ajudar a diminuir as chamas.

Segundo Spengler, sete aeronaves estão sendo usadas no combate aos incêndios e outras duas, já contratadas, estão chegando ao estado. Ele afirmou que o governador Jaques Wagner já solicitou apoio ao governo federal, para reforçar a estrutura, comprar equipamentos e aumentar o efetivo com apoio de homens da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“Precisamos manter a estrutura, mesmo com a chuva”, pontua Spengler.  Na visita, o secretário aproveitou para agradecer a participação dos mais de 550 brigadistas voluntários, fundamentais para o combate ao incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário