segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Bahia vence a Ponte Preta e dá passo importante na briga contra o rebaixamento


Bahia vence a Ponte Preta e dá passo importante na briga contra o rebaixamento
Foto: Felipe Oliveira (Arquivo)
"Não deu na qualidade, mas deu na raça!". As palavras do atacante Souza ao final da partida entre Bahia e Ponte Preta resume com perfeição o ocorrido no estádio de Pituaçu, na tarde deste domingo (18). O tricolor passou sufoco durante boa parte dos 90 minutos, mas com um gol salvador de Neto, a equipe venceu e deu um passo importante na briga contra o rebaixamento: 1 a 0.

O JOGO

Um duelo para cardíaco dispensar. Desde o primeiro minuto, Bahia e Ponte Preta deram diversos sustos em seus torcedores. Nervoso com a necessidade de vencer, nem mesmo o apoio dos mais de 25 mil torcedores presentes em Pituaçu ajudavam o Bahia a jogar tranquilo e fazer valer o mando de campo.

Sem nada a ver com isso, a Ponte foi para cima, e por pouco não abriu o placar logo aos 11 minutos. Baraka recebeu bom cruzamento e finalizou sem marcação, mas na hora "H", Fabinho apareceu para interceptar.

Durante a maior parte da primeira etapa, o domínio da macaca foi claro. Pelo lado esquerdo do seu campo ofensivo, um jovem atacante chamado Luan roubava a cena. O repertório era vasto: passes de calcanhar, letra e várias jogadas individuais, mas embora procurasse o gol a todo instante, sempre esbarrava na zaga, um pouco desorganizada, diga-se de passagem, composta por Alyson e Fabinho, que atuou improvisado.

Por sua vez, o Bahia só chegava bem quando era de longe. Hélder, aos 31, arriscou, mas Edson Bastos fez grande defesa. O goleiro aliás, foi um dos grandes nomes da partida, principalmente na segunda etapa, quando realizou várias intervenções importantes.

Apesar do jogo movimentado, era a Ponte que assustava sempre que chegava. Aos 39, Luan recebeu pela esquerda, cortou para o meio e encheu o pé, mas Marcelo Lomba defendeu bem.

O segundo tempo começou em um ritmo mais vagaroso, mas não menos preocupante para os anfitriões, que haviam saído para o intervalo debaixo de muitas vaias. O time de Jorginho só resolveu acordar por volta dos 18 minutos, quando Neto cobrou escanteio e Fahel cabeceou, obrigando Edson Bastos a operar um milagre.

Um minuto depois Hélder foi quem levou a torcida á loucura. Diones recebeu pela direita e tocou para Gabriel, que recuou para o volante fazer. Ele então girou e bateu, mas a zaga chegou desviando para escanteio.

Dez minutos mais tarde, Edson Bastos apareceu de forma inacreditável outra vez. Diones deu ótimo passe para Souza, que saiu de cara com o goleiro, escolheu o canto e bateu com o pé esquerdo, mas o camisa 1 alvinegro foi buscar. Na sequência, a bola sobrou para Gabriel, que encheu o pé, e novamente Edson estava lá.

Mesmo assim, é como diz o ditado: água mole, pedra dura, tanto bate até que fura. E foi o que aconteceu aos 35 minutos. Diones achou Hélder na área, que só ajeitou para Neto chegar batendo cruzado, fazendo Pituaçu explodir: 1 a 0.

O gol deu tranquilidade aos baianos, que passaram a dominar as ações na reta final do encontro. Aos 43, Edson Bastos, para variar, evitou que o Esquadrão ampliasse. Após cobrança de falta feita por Neto, Hélder cabeceou forte, na pequena área, mas o goleiro espalmou.

Aos 47 minutos, sem tempo para mais nada, o árbitro apontou o centro do campo e deu números finais ao confronto. Com o resultado, o Bahia chegou aos 43 pontos, assumiu a 16ª posição e empurrou a Portuguesa, que ainda joga com o Grêmio na noite de hoje, para a 17ª. Em caso de triunfo ou empate da Lusa, o Palmeiras, que empatou com o Flamengo, terá a sua queda para a Série B consumada. Já o Sport, principal adversário do Bahia nesta luta para não cair, enfrenta o Botafogo logo mais, e em caso de derrota, fica a seis pontos do time baiano, que praticamente se livra da possibilidade de disputar a segunda divisão em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário