quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arqueólogos encontram poço com esqueletos de 8 mil anos em Israel


Arqueólogos encontram poço com esqueletos de 8 mil anos em Israel (Foto: EFE/Clara Amit)
Arqueólogos descobriram em Israel um poço do período Neolítico (10.000 a.C. a 3.000 a.C) contendo dois esqueletos humanos. Os especialistas acreditam que os corpos são de 8,5 mil anos atrás. A descoberta foi realizada por acaso, durantes escavações para o alargamento de uma estrada no Vale de Jizreel, na região da Galiléia, norte do país.
No poço, que possui 8 metros de profundidade e 1,3 metros de diâmetro, foram encontrados ainda utensílios de trabalho, como facas, pontas de flechas e outros itens talhados em pedra. "Os poços deste período são achados únicos na arqueologia de Israel e, provavelmente, no mundo pré-histórico em geral", afirma Omri Barzilai, chefe do departamento de antiguidades do país.Análises concluíram que os ossos pertenciam a uma mulher jovem e a um homem idoso. Não puderam determinar, porém, se eles caíram no interior do poço por acidente e assim morreram ou se foram lançados depois de mortos. "O que está claro é que, depois que os indivíduos caíram no poço, a água deixou de ser usada pela contaminação", afirma Yotam Tepper, coordenador das escavações, em comunicado.
Os dois poços mais antigos do mundo foram achados no Chipre e revelam o começo do fenômeno da domesticação. "Parece que o homem antigo tentou idealizar fórmulas para proteger a água potável de possíveis contaminações pelos animais que cuidava e, por isso, costumava armazenar a água em um lugar que não fosse acessível pelo gado, criando assim os poços", disse Barzilai.
Arqueólogos encontram poço com esqueletos de 8 mil anos em Israel (Foto: EFE/Clara Amit)
  •  
Arqueólogos encontram poço com esqueletos de 8 mil anos em Israel (Foto: EFE/Clara Amit)

Nenhum comentário:

Postar um comentário