terça-feira, 20 de novembro de 2012

Agência rebaixa nota da França e governo diz que o país é um dos mais seguros da zona do euro


Ministro das Finanças francês diz que o país é um dos mais seguros (Foto: Antoine Antoniol/Getty Images)
O governo francês disse nesta terça-feira (20) que a "França continua sendo um valor seguro", apesar de a agência de qualificação de riscos Moody's ter rebaixado a nota da dívida do país de "Aaa" - o nível máximo - para "Aa1", com perspectiva negativa.
"A França continua sendo um valor seguro, na segunda posição, atrás apenas da Alemanha", afirmou à emissora "France Info" a porta-voz do Executivo francês, Najat Vallaud-Belkacem.
A porta-voz disse que sua intenção não é "relativizar" a decisão da Moody's, que se tornou ontem à noite a segunda grande agência a rebaixar a qualificação da França, depois de a Standard & Poor's ter feito o mesmo em janeiro passado.
O ministro da Economia francês, Pierre Moscovici, afirmou em comunicado que a França continua sendo um dos países com mais liquidez e um dos mais seguros da zona do euro.
Em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira, Moscovici aproveitou para lembrar que o seu país está um nível atrás da Alemanha, mas "sete graus acima da Itália e oito acima da Espanha".
Segundo o ministro, o rebaixamento promovido pela Moody's não afeta os fundamentos da economia francesa, que seguem sendo fortes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário