Os eleitores que não puderem votar no primeiro turno das eleições municipais, que acontecerá no domingo (7), porque estarão fora da cidade onde votam, já podem acessar o formulário de justificativa. A Justiça Eleitoral disponibilizou a ficha nesta quinta-feira (27), no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.
No dia da votação, o eleitor deve entregar o formulário preenchido na sessão eleitoral mais próxima de onde estiver. Segundo o TRE, para concluir o processo, é necessária a apresentação de um documento de identificação com foto e o número do título. O formulário é gratuito. Ele também pode ser retirado nos cartórios eleitorais e nos locais de votação no próprio dia 7 de outubro.
O eleitor que estiver na cidade em que vota, mas não puder votar, deve procurar o cartório eleitoral onde o seu título está registrado em até 60 dias após a eleição. A ausência deverá ser comprovada. No caso de doença, por exemplo, um atestado médico é considerado prova, de acordo com o TRE.
Aqueles que estiverem no exterior no dia da votação devem ir até o seu cartório eleitoral até 30 dias após a entrada no Brasil. Após os prazos estabelecidos, o eleitor fica sujeito à multa.
O formulário pode ser acessado no site da Justiça Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário