domingo, 19 de agosto de 2012

Tempestade forma 'cenário de nevasca' na Argentina e mata uma pessoa


Rua em Córdoba, na Argentina, após tempestade de granizo que deixou 'cenário de nevasca' pelo país 

Uma tempestade de granizo atingiu nesta sexta-feira províncias do centro da Argentina, entre elas a de Córdoba, matando uma pessoa e deslocando mais de mil devido ao risco de enchentes.
Mais de 20cm de granizo se acumularam em algumas cidades como a de Alta Gracia, informaram fontes da Defesa Civil.
O fenômeno atingiu principalmente as províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, La Pampa, Santa Fe, San Luis e Cordoba.
Um homem de 34 anos morreu quando uma marquise de grandes dimensões e de quase 25 toneladas caiu sobre ele no bairro portenho de Tribunales.
Na periferia da capital, mais de mil pessoas tiveram que ser removidas devido ao transbordamento de rios e córregos, informou Luciano Timerman, presidente do Conselho de Emergência da província de Buenos Aires.
Uma das situações mais surpreendentes foi registrada na localidade turística de Alta Gracia, a 35km da cidade de Córdoba, que parecia ter sofrido uma nevasca, segundo imagens exibidas na TV. Na verdade, tratou-se de granizo.
O secretário de Defesa Civil da cidade serrana, Mario Albenga, informou que, em menos de meia hora, as pedras formaram uma camada de cerca de 20cm, que cobriu pátios, jardins, praças e ruas.
Também foi intensa a tempestade de chuva e vento na província de San Luis, onde a localidade de Merlo foi fortemente atingida.
O Serviço Meteorológico Nacional não prevê mudanças no tempo até a tarde deste sábado, motivo pelo qual continuarão as chuvas, que já acumularam 166 milímetros em agosto, quando a média histórica é de 69 milímetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário