sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Baleia jubarte é encontrada morta na orla de Salvador

Uma baleia jubarte foi encontrada morta, na manhã desta quarta-feira, dia 08 de agosto, em Ondina, orla de Salvador. É o primeiro registro de encalhe da espécie na capital baiana, nesta temporada. Segundo o coordenador ambiental do Instituto Baleia Jubarte, Sérgio Cipolotti, a baleia deve ter morrido em alto-mar e sido trazido pela força da maré. “As causas são desconhecidas e o avançado estado de decomposição inviabiliza a análise do material coletado”, informa o biólogo que esteve no local para avaliar a condição da baleia. A  jubarte ainda se encontra no mesmo local e deve retornar ao mar quando a maré subir. Cipolotti continuará monitorando a carcaça da baleia, que tem entre oito e nove metros aproximadamente.
Com o início da temporada de baleias jubarte no Brasil – quando são esperadas mais de 10 mil delas no litoral do País – aumentam também as ocorrências de encalhe da espécie.  No final de julho outra ocorrência foi registrada na Bahia: uma baleia jubarte foi encontrada morta em Abrolhos, extremo sul baiano. Na ocasião,um turista entrou em contato com a equipe do Instituto Baleia Jubarte e avisou sobre o encalhe.
O Programa de Resgate do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras e feito em parceria com Instituto Mamíferos Aquáticos, tem um telefone de emergência que funciona 24 horas para atender os casos de encalhe de baleias, golfinhos, focas ou lobos-marinhos, vivos ou mortos. Ligações a cobrar também são recebidas em Praia do Forte: 71-3676-1463 e 71-8154-2131 e Caravelas : 73-3297-1340 e 73-8802-1874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário