O
Ibama tem um compromisso com a Bahia e com os baianos: liberar o mais
rápido possível a licença prévia para implantação do Porto Sul. Se
houver atraso na liberação, o Ibama estará prejudicando a implantação de
um projeto de R$ 3,5 bilhões, que vai mudar a realidade
econômica do Estado e da região Sul. O governo do Estado fez o seu dever de casa. Mudou a localização do porto para a localidade de Aritaguá, um sítio completamente antropizado que se mostra adequado para implantação do projeto; elaborou um Estudo de Impacto Ambiental
detalhado; fez as modificações solicitadas no referido estudo e realizou as audiência públicas previstas. Não há mais porque adiar a concessão da licença.
econômica do Estado e da região Sul. O governo do Estado fez o seu dever de casa. Mudou a localização do porto para a localidade de Aritaguá, um sítio completamente antropizado que se mostra adequado para implantação do projeto; elaborou um Estudo de Impacto Ambiental
detalhado; fez as modificações solicitadas no referido estudo e realizou as audiência públicas previstas. Não há mais porque adiar a concessão da licença.
O Porto Sul vai gerar atividade econômica na região cacaueira – cuja
economia até hoje não se recuperou da crise do cacau – e vai criar um
porto competitivo no imenso litoral que vai de
Salvador ao Espírito Santo. Além disso, vai ampliar a rede de serviços, multiplicar as atividades econômicas e gerar, no conjunto de todas essas atividades, cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos.
O Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste vão compor um eixo logístico transversal que articula a Bahia com a região do Brasil Central e com o eixo Atlântico-Pacífico. Sem o porto a Ferrovia Oeste-Leste estará inviabilizada, afinal não existe ferrovia sem porto. A ferrovia e o Porto Sul aparecem como um vetor de desconcentração econômica em relação à RMS e como um indutor de desenvolvimento no interior do Estado.
Salvador ao Espírito Santo. Além disso, vai ampliar a rede de serviços, multiplicar as atividades econômicas e gerar, no conjunto de todas essas atividades, cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos.
O Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste vão compor um eixo logístico transversal que articula a Bahia com a região do Brasil Central e com o eixo Atlântico-Pacífico. Sem o porto a Ferrovia Oeste-Leste estará inviabilizada, afinal não existe ferrovia sem porto. A ferrovia e o Porto Sul aparecem como um vetor de desconcentração econômica em relação à RMS e como um indutor de desenvolvimento no interior do Estado.
O Porto Sul é um projeto plenamente defensável sob o
aspecto ambiental e fortemente competitivo sob o aspecto econômico.
Talvez, por isso, outros estados que hoje controlam inteiramente o
escoamento de cargas no Sul da Bahia não o vejam com bons olhos. O Ibama
e o
Ministério Público precisam avaliar com cuidado a relação custo/benefício de um projeto dessa magnitude e evitar que posições dogmáticas que muito pouco tem a ver com a defesa do meio ambiente prevaleçam. Atrasar mais ainda concessão da licença prévia para a implantação do Porto Sul será um desserviço para a Bahia e para os baianos.
Ministério Público precisam avaliar com cuidado a relação custo/benefício de um projeto dessa magnitude e evitar que posições dogmáticas que muito pouco tem a ver com a defesa do meio ambiente prevaleçam. Atrasar mais ainda concessão da licença prévia para a implantação do Porto Sul será um desserviço para a Bahia e para os baianos.
Esta opinião é claramente uma opinião capitalista e retrogada Que tem como única visão o lucro pessoal sem se importar minimamente com a completa destruição de uma área ambiental protegida e a sua posterior contaminação de lençóis friàticos pelo minério de ferro! Qualquer pessoa pode ver na internet as consequências q provoca uma industria de minério de ferro! Doenças pulmonares, coçeira e infecção de pele, as casas próximas a um empreendimento como este estão sempre com uma camada de pó de minério em cima etc etc etc, busquem na net minha gente, informen-se! Um empreendimento Como este Gera dinheiro? Claro q sim! Para quem? Só para quem o controla mas sim, estes magnatas precisam de voçê povão, precisam da vossa ignorância e falta de escolaridade para levar adiante a obra e por isso agora mesmo são os vossos melhores amigos! Vamos ver se são tão amigos quando vocês, o povo, comece a ficar doente, quando a criminalidade aumente nas vossas vilas, quando as vossas filhas virem prostitutas ao serviço de tanto marmanjo que chegará em busca de trabalho!
ResponderExcluirAcorda povo ignorante, o futuro não é mais a industria poluente mas sim a industria renovável, vossa terra é linda, cheia de vida e possibilidades ecológicas de um turismo sustentável com trabalho e real educação para todos vocês e para um futuro limpo para vossos filhos!
Metade dos estudos ambientais feitos pela Bamin são plágios de outros estudos que em muito pouco tem a ver com a verdadeira riqueza ecológica que vós visita todos os dias em forma de pássaros, arvores, flores, plantas etc! Será que você quer mesmo se levantar de manha todos os dias e em vez de respirar o ar puro que agora você tem, começar por ter de varrer o pó de minério da sua porta para que seu bébé possa brincar no chão! Será que voçê povo ignorante, não tem a mínima noção do perigo em que vão crescer vossos filhos? Será que tu aprendeu a comer dinheiro e não precisa mais de comer comida saudável?
Bamin promete escolas, onde estão? Bamin promete porque te necesita para ganhar milhões enquanto você ganha tostões! Deixa de ser escravo de rico meu povo, deixa de ser explorado e começa a pensar por você mesmo. Planta tua horta, pesca teu peixe e vive na pureza do que agora mesmo você tem e logo logo vai deixar de ter se esse projeto for adiante! Se educa povo e ganha respeito por você mesmo e seus filhos que estão por vir!