domingo, 15 de julho de 2012

Funcionários da Eletrobras declaram greve por tempo indeterminado


Em assembleia geral realizada nesta sexta-feira (13), os trabalhadores da Eletrobras Distribuição Alagoas decidiram declarar greve3 por tempo indeterminado, a ser iniciada à meia-noite da próxima terça-feira (17). Na quinta-feira (12) os funcionários da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) no Estado já haviam tomado a mesma iniciativa.
A paralisação decorre da falta de avanço nas negociações do ACT/2012 após quatro rodadas de negociação e atinge o sistema Eletrobras em todo o país. Em Alagoas, a mobilização se concentrará no prédio sede da empresa na Gruta. O atendimento ao público está suspenso durante toda a greve. Serão mantidos apenas os serviços essenciais.
De acordo com informações do Sindicato dos Urbanitários, categoria vem tentando negociar desde o mês de abril e a última tentativa de acordo teria ocorrido no último dia 11. Porém, segundo o sindicato, a direção da Eletrobras em Brasília teria se mantido inflexível quanto às reivindicações dos servidores, repetindo a proposta inicial de reajuste salarial de 5,1%, quando o percentual reivindicado é de 10,73%.
A empresa também não teria se manifestado quanto às propostas sobre indenização por perda de massa salarial, melhorias no PCR, com a garantia de verbas para se promover as devidas correções/movimentações salariais, plano de saúde extensivo aos aposentados, à renovação das concessões, dentre outras questões.
Segundo a presidenta do Sindicato dos Urbanitários, Amélia Fernandes, “essa postura da direção da holding mostra a sua submissão ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Ministério do Planejamento e de Minas e Energia, assim como, a sua incapacidade em se colocar enquanto empresa estratégica para o governo”.
“Se o governo aposta no embate, os trabalhadores não vão fugir do enfrentamento, pelo contrário nós vamos à luta”, disse a sindicalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário