sexta-feira, 6 de julho de 2012

7,5 toneladas de produtos são apreendidos na "Operação Congelados"

O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH, autuou o Hiper Bompreço do Iguatemi e o Extra Paralela, durante a “Operação Congelados”, realizada na quinta-feira (05). Durante a ação, foram encontrados mais de 7,5 toneladas de produtos impróprios ao consumo, entre frangos, carnes, fatiados e pescados. Todos estes itens foram retirados da área de vendas e descartados.
 
Os fiscais dos órgãos verificaram o acondicionamento dos produtos, mediram a temperatura dos congelados, consultaram a procedência dos itens comercializados e a estrutura do local. Também foram verificadas as informações contidas nos rótulos, e se eles continham todas as orientações que garantem o direito à informação aos consumidores e se estavam dentro do prazo de validade.
 
A maior parte das irregularidades foi identificada no Extra da Paralela, que teve sete toneladas de produtos descartados. Já no Hiper Bompreço do Iguatemi foram encontrados 500 kg de produtos impróprios. Os dois estabelecimentos são alvos antigos de fiscalização do Procon. Somente neste ano o Hiper Bompreço foi autuado 15 vezes pelo órgão, enquanto o Extra recebeu quatro autuações, todas relativas à problemas como preço diferenciado, produtos sem preço, entre outras irregularidades.
 
Os dois estabelecimentos foram escolhidos para fazer parte da operação, pois eram os mais denunciados pelos consumidores. Segundo a diretora de fiscalização do órgão, o número de queixas cresce a cada ano e caso os estabelecimentos persistam nas irregularidades, além de autuados, eles também poderão ser punidos com outras sanções, como por exemplo o fechamento das lojas.

A ação foi realizada pelo Procon-BA, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Vigilância Sanitária (VISA), Ibametro, Ministério Público Estadual e Delegacia do Consumidor.(bocão news)

Nenhum comentário:

Postar um comentário