sexta-feira, 8 de junho de 2012

PORTO SUL: GOVERNO REBATE DENÚNCIA DE PLÁGIO NOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL


Eracy Lafuente diz que houve correção de trechos reproduzidos sem aspas
O Governo da Bahia se defende da denúncia de plágio nos Estudos de Impacto Ambiental relativos ao projeto Porto Sul, feita pelo biólogo Márcio Luiz Vargas Barbosa Filho. Segundo ele, as empresas Hydros e Orienta, responsáveis pela elaboração do EIA, teriam copiado trechos de um artigo de sua autoria, publicado em 2007.
Em nota assinada pelo coordenador de projetos da Casa Civil, Eracy Lafuente Pereira, o governo rebate a acusação, embora confirme a utilização de dados apresentados no trabalho do biólogo. O uso foi feito pelo Instituto do Conhecimento (Icon), uma das consultorias que participaram da produção do EIA, e as informações foram incorporadas ao diagnóstico produzido pela Hydros.
A nota afirma que “foram desenvolvidos vários estudos com dados primários na parte do meio físico, biótico e social”, mas assegura que os responsáveis originais pelo levantamento de tais dados teriam sido citados “explicitamente” pelo Icon. Pereira reconhece que houve correção nos estudos, em virtude da utilização de trechos de trabalhos de terceiros, reproduzidos sem aspas. “Identificação de trechos sem aspas e sem referência já foram objeto de correção nos estudos complementares coordenados pela empresa contratada pelo Estado, inclusive seguindo orientação do Ibama”.
O membro da Casa Civil admite que o fato merece “controle técnico e acadêmico”, mas defende a equipe responsável pelos estudos.
O possível plágio, após ter sido denunciado pelo biólogo Márcio Filho,  tornou-se  alvo de investigação do Ministério Público Federal.
Clique aqui para ler a nota na íntegra e aqui para ler a denúncia do biólogo, publicada no Blog do Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário