quarta-feira, 9 de maio de 2012

Teixeira de Freitas chega aos seus 27 anos em pleno crescimento e desenvolvimento


De humilde povoado, formado inicialmente por famílias negras, conhecido por “Mandiocal” ou “Comércio dos Pretos”, no meio da mata, ao longo dos anos foi crescendo e hoje é uma das principais potências urbanas do interior da Bahia. Em sua fundação eram apenas quatro famílias que residiam em casas de barro e cobertas de palha. Em menos de 30 anos o município de Teixeira de Freitas beira à casa de 150 mil habitantes. Nasceu graças ao desmembramento de duas faixas de terra dos municípios de Alcobaça e Caravelas.
Pouco tempo após a sua criação e dividido entre os dois municípios, o povoado já era considerado gigante, tanto que servia para “engordar” a população do distrito de Juerana, do município de Caravelas, e do distrito sede de Alcobaça. Num dos censos demográficos, por exemplo, Juerana, vila de pouco mais de 990 habitantes, aparece com uma população rural de 28.244 habitantes, enquanto o distrito sede de Alcobaça (cidade com mais de 3.533 habitantes) registrava uma população rural superior a 30 mil pessoas.
O município de Teixeira de Freitas recebeu este nome em homenagem a Mário Augusto Teixeira de Freiras, que era baiano, licenciado em Direito e professor de Estatística. Teixeira de Freitas foi o idealizador e fundador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. Tendo falecido no início do ano de 1957. Por sugestão do senhor Miguel Geraldo Farias Pires, na época, agente de Estatística do município de Alcobaça, e da Câmara Municipal de Alcobaça, foi dado o nome do estatístico ao antigo povoado de São José de Itanhém: Teixeira de Freitas. Nessa época, era prefeito do município o Sr. Manoel Euclides Medeiros.
O município foi emancipado em 9 de maio de 1985, através da Lei n’ 4.452, instalada em 1º de janeiro de 1986 e nesta época já tinha uma população estimada em 63 mil habitantes. No primeiro censo como município, em 1991, pulou para 85 547 mil habitantes No censo de 2000 a população já era de 107.486. Em 2008, estima-se uma população de mais de 123.858 mil habitantes, somando sede, povoados e zona rural. Mas muitos, mesmo que extraoficialmente, asseguram que nos dias atuais essa população ultrapasse os 150 mil moradores.
Atualmente a força econômica do município de Teixeira de Freitas está no comércio, indústria e agropecuária. Também podem ser citadas as atividades agrícolas e a produção de madeira para celulose e papel. Ultimamente a cidade vive a expectativa da instalação do Campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), voltado para cursos na área de saúde, inclusive medicina. Com essa instalação o município deve transformar-se também num pólo universitário, formando profissionais para as mais diversas partes do país e fortalecendo a economia local.
A Festa da Cidade
Considerado o maior evento de participação popular de Teixeira de Freitas, a tradicional Festa da Cidade, como ficou conhecida, esse ano deixou de ser realizada pelo poder público municipal. Ao município, segundo informações obtidas pelo Teixeira News, caberia um investimento na ordem de R$120 mil, mas o prefeito Apparecido alegara falta de recursos. Mesmo assim três empresários da cidade se uniram e estão promovendo o evento no Parque de Exposições cobrando apenas R$ 10 a entrada, como forma de manter a tradição e lembrar o aniversário de Teixeira de Freitas.
A data
Nesta quarta-feira, dia 09 de maio, o município de Teixeira de Freitas chega aos seus 27 anos de emancipação, com uma história rica e boa de ser contada, com crescimento e desenvolvimento vistos em cada canto e o melhor, a cada dia chegam novos empreendedores que estão contribuindo para que a cidade alcance ainda mais essa sua força econômica. 
Nota da redação: "É com orgulho que o Portal Teixeira News, quarto mais acessado da Bahia e líder absoluto de visitas no interior do estado, está fazendo parte dos últimos cinco anos da história de Teixeira de Freitas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário