sábado, 5 de maio de 2012

Obama inicia campanha pedindo que EUA não dê chance a Romney


Barack Obama realiza comício eleitoral na Universidade do Estado de Ohio e discursa para milhares de pessoas buscando a reeleição. Foto: Scott Olson/AFP
Com sua mulher ao lado e o Air Force One como avião de campanha, o presidente americano, Barack Obama, abriu neste sábado sua temporada de comícios da corrida presidencial de 2012, tendo como palco dois Estados considerados críticos em sua tentativa de se manter na Casa Branca: Ohio e Virginia. Em seu primeiro comício, Obama fez ataques duros ao republicano Mitt Romney e salientou os esforços de sua administração para recuperar a economia.
"Não estamos aqui só para ganhar uma reeleição, estamos aqui juntos para continuar construindo essa América na qual acreditamos e conseguir fortalecer sua classe média", disse o presidente em Columbus, no Estado de Ohio.
"Estamos satisfeitos?", perguntou Obama aos presentes. "Claro que não, mas estamos fazendo avanços enquanto os republicanos insistem para que voltemos às políticas que criaram este desastre".
O democrata lançou formalmente seu esforço para reeleição no ano passado, mas seus eventos políticos oficiais foram limitados à captação de recursos desde então. Isso muda neste final de semana. Obama, que chegou ao poder nas eleições de 2008 graças, em parte, aos grandes comícios em todo o país, espera recuperar o ímpeto com eventos em grandes arenas em Columbus, no Estado de Ohio, e Richmond, na Virginia.
Em Columbus, Obama apostou em um discurso recheado de duras críticas a Romney. "Ele administrou uma grande empresa financeira e administrou um Estado, mas eu acho que ele tirou as lições erradas dessas experiências", Obama disse à multidão. O presidente vestia uma camisa, mas sem gravata e paletó. "Ele sinceramente acredita que se CEOs e investidores ricos como ele enriquecem, o restante de nós automaticamente irá prosperar também", disse.
Obama disse que Romney e seus companheiros republicanos levariam o país de volta às políticas que levaram à recessão. "Nós estávamos lá, nós lembramos, e nós não voltaremos . Estamos levando esse país para frente", disse Obama, em referência ao novo slogan de campanha, "Para frente", que já estava estampado nos cartazes exibidos pelos presentes no evento.
"Ohio, eu digo a vocês, nós não podemos dar essa chance a ele... Esta não é só outra eleição, este é um momento do tudo ou nada para a classe média", afirmou. "Nós passamos por muita coisa para voltar atrás agora", emendou, arrancando gritos de "Four more years!" (Quatro anos mais) da multidão reunida em uma arena esportiva.
Obama lembrou ter assumido a Presidência em 2009 em meio à maior crise econômica desde 1930, em um reconhecimento implícito que os tempos continuam difíceis para muitas pessoas, para as quais a recuperação ainda é uma miragem, em meio a uma taxa de desempego de 8,1%.
Mais cedo, a popular primeira-dama Michelle Obama se dirigiu aos operários que ainda sentem os efeitos da recessão, lembrando sua origem humilde e a luta de sua família para mandá-la, bem como ao irmão, para a universidade.
Ela pintou Obama como um homem que se ergueu com a luta de sua família, fazendo um contraste implícito com o bem nascido e rico Romney. "Ele é filho de mão solteira, é neto de uma mulher que acordava todos os dias antes de amanhecer para pegar um ônibus e ir para o trabalho no banco", disse Michelle a respeito do marido.
"Barack sabe o que significa a luta de uma família. Isto é o que vocês precisam saber, América: aquelas experiências fizeram dele o homem que é hoje", acrescentou. "O que você tem para guiá-lo são suas experiências na vida, seus valores. Quando precisa fazer escolhas difíceis, tudo se resume ao que você é e o que você defende", continuou a primeira-dama.
Mais tarde, a família Obama segue para a Virgínia, outro "swing state" crucial para as eleições de 6 de novembro, para um segundo comício no primeiro fim de semana oficial de campanha de reeleição.
Os republicanos acusam Obama de infundir política em seus eventos oficiais da Casa Branca e zombam da ideia de que sua campanha está apenas começando. O presidente fez viagens oficiais nos últimos meses para destacar sua energia recorde e angariar propostas para reduzir custos para os alunos. Os jovens são um importante eleitorado para sua campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário