segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ministro da Saúde: "o foco da campanha contra a AIDS são os jovens, principalmente os gays"


O ministro da saúde, Alexandre Padilha, foi mais um dos foliões no carnaval de Salvador. Em entrevista ao Voz da Bahia nesta segunda (20), ele falou sobre a campanha contra a AIDS e uso do preservativo no carnaval.
Padilha informou que a campanha pela prevenção da AIDS já estava sendo realizada antes do carnaval, mas que o evento levou o ministério da saúde a fortalecê-la, pois há uma grande preocupação com a geração mais jovem, que apesar da redução da infecção na juventude de forma geral, a contaminação entre os jovens gays de 19 a 24 anos teve um aumento de 10%. Segundo ele, o foco da campanha é ter materiais específicos, parcerias em locais fechados e locais abertos e reforçar a mensagem que a AIDS não tem cura, que a única forma de se prevenir é usando a camisinha. O ministro da saúde informou que estão sendo distribuídas gratuitamente 5 milhões de preservativos no carnaval, nas unidades de saúde, camarotes e corredores, “se rolar use camisinha”, avisou.
Santas Casas na Bahia:
Em relação ao fechamento das Santa Casas de Misericórdia na Bahia, em sua maioria no interior, Alexandre Padilha, informou que o Ministério da Saúde tem preocupação especial com esses hospitais, que são geralmente filantrópicos com funções importantes no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele explicou que o Ministério está disposto a colocar mais recursos, desde que tenha compromisso no uso adequado, porque a maioria dos fechamentos é por causa da má gestão, fiscalização inadequada. 
Planos de Saúde x Médicos:
Sobre as dificuldades enfrentadas pelos médicos em relação ao repasse dos planos de saúde, o ministro esclareceu que foi criada uma regra de tempo de espera para marcação de consultas, cirurgia e outras atividades, com fiscalização e devidas punições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário